[21] indicando autoras que você PRECISA ler
não tô brincando, vai melhorar essa tua biblioteca!
quando foi a última vez você leu uma autora negra? uma autora amarela? uma autora indígena? ou de outros lugares do nosso mapa brasileiro?
esses dias eu viralizei na rede vizinha por postar essa frase:
e fico pasma que ainda existe gente que não sabe a literatura do próprio estado ou pelo menos, ler outras narrativas. em algumas newsletters pra trás falei o quanto ler nos torna seres empáticos: a gente se tira do nosso lugar e entende que a vida não é só sobre a gente.
ultimamente tenho lido algumas autoras que fico honestamente triste de não ter a atenção que merece. vamos conhecer algumas?
౨ৎ nathallia protazio


uma das últimas autoras que li e amei o livro! a autora é pernambucana, escritora, farmacêutica e mestre em psicologia social. a gata é uma gênia para criar narrativas, já escreveu diversos livros e crônicas, o mais falado é a faxineira mais bem paga do bom fim, mas eu pessoalmente prefiro duas vanusas, que você pode encontrar numa livraria mais próxima.
౨ৎ sabina anzuategui


uma autora que já havia sido muito indicada para mim, principalmente por amar narrativas que envolvem o cotidiano (nada mais aterrorizante viver e ser mulher). a sabina é doutora em cinema e curitibana. já havia lido calcinha no varal e foi meu segundo favorito do ano. fica de indicação uma mulher sem ambição para um romance maior (e com uma capa belíssima). um ponto importante é que a autora disponibiliza seus livros no kindle unlimited, por isso, use e abuse.
౨ৎ stephanie borges


numa fase que eu estava obcecada pelas plaquetes (e infelizmente tive que parar pois são muitas) a que eu mais gostei foi da stephanie. ela é carioca, poeta e tradutora, vale muito a pena ver os outros trabalhos dela! ela tem outro livro chamado talvez precisemos dar um nome para isso que tem disponível no kindle unlimited para quem quer conhecer.
౨ৎ julia wähmann


a julia foi um presente na minha vida. todas vezes que li um livro dela tive um momento muito gostoso de leitura frenético: sempre acabava devorando. a escrita dela é igual aquela ganância de comer mais uma batata frita, mais uma e mais uma… pronto! acabou o pote. a julia é carioca e formada em design mas migrou para a escrita em 2011, escreveu diversos textos e tem aí alguns livros bem maneiros que você só vai encontrar elogios - porém, poucos falam. o manual da demissão foi meu favorito do ano.
౨ৎ isabela borges


o livro foi indicado pela maria ferreira, a impressoesdemaria e me cativou contar a histórias de tantas mulheres a partir de um cenário: a boate. essas histórias se conectam entre 7 mulheres! o livro está disponível no kindle unlimited e no mercado livre para quem quiser físico.
seria legal ter uma novela desse livro? bem globo? amaria, sério. vale a pena a leitura para um finde!
౨ৎ rafaela tavares kawasaki


li há algumas semanas e me apaixonei com as ligações que a autora fez com a água. a autora escreve sobre identidade, memória, imigração e família, mas sem dúvidas você vai se encontrar em algum dos poemas. o livro contém fotos bordadas pela luci à guerra. a artista adora a cor azul, juntou com a água e temos aqui um livro de mão cheia da arte.
a rafaela além de ter esse livro, possui outros escritos que você pode encontrar no instagram dela.
౨ৎ magda jaber


foi uma indicação pela cathy, a cathylivros, através de um vídeo explicando sobre o livro. eu venho há algum tempo lendo narrativas de pessoas do oriente médio e/ou imigrações, esse livro caiu como uma luva e a magda sabe contar uma boa história. o livro está disponível no kindle unlimited. o livro tá cheio de referências culturais impecáveis!
a magda além de escritora é estudante de relações internacionais.
౨ৎ zênite astra


a autora foi um achado quando visitei na livraria. a capa chamou muita atenção e sou uma viciada em contos, como já disse anteriormente. eu geralmente leio alguns contos no fim de semana, nesse caso foi diferente: eu cheguei em casa e li no mesmo dia, num 7 de abril, tal qual uma das datas que aparecem no livro. vale muito a pena conferir a escrita da zênite!
a zênite é além de escritora, é educadora e paulista.
౨ৎ trudruá macuxi dorrico


uma das autoras indígenas brasileiras favoritas por aqui! sempre indico ela. o livro contém ilustrações e é uma graça, vale a pena para quem gosta de poesia. o problema é encontrar ele para venda, hoje em dia tá quase raro de achar, mas admito: se encontrar, pegue. é ouro.
truduá nasceu em guajará-mirim, rondônia e é doutora em letras e tem o perfil @leiamulheresindigenas que é divino e vale muito a pena conhecer as autoras apresentadas.
౨ৎ carina bacelar


há alguns meses (na verdade, um ano!) eu fiquei de olho no livro da carina pelo goodreads. o fato é que eu não sabia que era brasileiro, já estava numa vibe de buscar literatura portuguesa e no meio da pesquisa, encontrei. um pouco traumatizada de não achar em e-book ou físico dos livros portugueses, deixei de lado e torci para que em algum momento estreasse no brasil.
burrinha que sou, um dia me esbarrei com o perfil da carina e vi que é brasileiríssimo e eu uma cagona. entrei em contato com a autora, contei minha história e li seu livro. apaixonante! acho que é o tipo de livro que levamos numa cafeteria, é tão curtinho, mas super reflexivo. o livro tá disponível no kindle unlimited.
carina é carioquíssima e jornalista.
౨ৎ marina monteiro


uma autora que tooooodas que eu conheço indicam! esses tempos tivemos encontro com a marcela dantés e ela indicou imensamente. o livro tem orelha escrita pela natalia borges polesso e outras autoras vivem falando dele. hoje em dia, o livro está saindo de forma independente e tem no kindle unlimited, algumas leitoras do clube de leitura já leram e deram 5 estrelas.
hoje em dia ela vende também no instagram dela, mostra seu processo criativo e seus leitores.
marina é, além de escritora e gaúcha, dramaturgista, atriz, produtora cultural, arte-educadora e uma estudante de filosofia
౨ৎ luciene nascimento


luciene é carioquíssima e além de escritora, é maquiadora (e isso explica como o livro é lindo). sinceramente eu não sei por que não vejo gente falando do livro da luciene. o livro é lindo, contém ilustrações belíssimas e poemas magníficos. eu encontrei a partir de uma pesquisa na amazon por poesia e desde que li fico pensando em alguns trechos e indico para diversas amigas. dêem uma chance!
౨ৎ mylena queiroz


chegamos na autora revelação desse ano! a mylena lançou um livro super viciante e que se você amou o que a jarid arraes escreve, vai amar também. todo tipo de terror com mulheres é escrito nesse livro. eu li numa sentada (porque eu não consigo evitar ler cada capítulo sem devorar o bendito livro) e te digo: tem potencial para ser um dos melhores do ano junto com açougueira!
mylena é da caatinga pernambucana, mas mora no ceará. é professora e pdh em literatura.
gostou? por favor, compartilhe e curta essa newsletter <3
hoje em dia tá difícil fazer ela voar, mas quero ao máximo trazer conteúdo diferente semanalmente para vocês! por isso, cada comentário, curtida e compartilhamento me motiva a seguir produzindo hoje.
segue o vídeo que comentei no mini podcast que introduz a newsletter clicando aqui para ver a entrevista icônica da hilda hilst.
lembrando que as inscrições para meu clube de leitura estão a-ber-tas e muitas dessas autoras vão participar nos próximos semestres.
para se inscrever, clique aqui e entre numa comunidade de leitores que lêem mulheres brasileiras.
obrigada por ler a news dessa semana. te vejo em breve!
colocando no favoritos correndo, necessito ler mais autoras brasileiras
ah meu Deus salvando tudo aqui!!!!!!