{amavisse} conheça as autoras do norte
a nova série da newsletter te apresentando autoras brasileiras para você não ter desculpa de que não conhece.
você sabe uma escritora do seu estado? se a resposta for não, essa newsletter é pra você. mas imagine eu te dando um pescotapa porque é de sua obrigação saber a cultura de onde você nasceu.
o amavisse foi um projeto criado (e espero que futuramente uma pesquisa de mestrado) para trazer novas indicações que não fossem as vitrines de livrarias que conhecemos. eu estava de saco cheio de sempre falar dos mesmos livros e queria usar o público para conscientizar a leitura de autoras vivas do nosso país.
o projeto se tornou clube que logo virou entrevistas e já corre como hamster dentro de uma rodinha sem parar.
a pesquisa se consolidou em três tópicos: contemporâneo, contexto brasileiro e escrito por mulher.
o nome do projeto se dá por um dos livros da hilda hilst, amavisse e outros poemas. hilda passou anos tentando ser lida, até sua morte. é isso que queremos dessas autoras: serem lidas.
alguns estados vão ter mais de um livro por ser mais difícil de achar em estoque (ou entre em contato pelos instas que deixarei).
☆ amazonas | myriam scotti


uma das leituras do clube desse mês de maio! a myriam tem outros livros super legais e ela é muito ativa nas redes sociais. (@myriamscotti_)
sinopse
de que maneira a relação com a terra que se habita perfaz e transforma as relações mais íntimas? o que o desenraizamento pode provocar? ao compor o percurso de uma família de judeus marroquinos que chega à amazônia durante o ciclo da borracha, myriam scotti brinda o leitor com personagens cujas fronteiras psíquicas se movem ante o desconhecido.
☆ amazonas | larissa campos


a larissa é nascida no amazonas, mas mora em mato grosso e é muito ativa na comunidade de escritores da região. (@laricampos10)
sinopse
mulheres literalmente marcadas na pele com desenhos enigmáticos. águas cheias de visões, sejam do passado, sejam do futuro. um apito diário a percorrer o bairro. poemas feitos de vapor, como se fuera la última vez. no terreiro, jaz o silêncio. para o luto, cerveja em dois copos. há quem desaparece, há quem desiste. 24 contos ilustrados pela dani dias.
☆ roraima | vanessa brandão


a vanessa é uma queridona e tem esse livro que tá disponível no kindle unlimited! (@vanessabrandao)
sinopse
com texto leve e dinâmico, a autora aproxima o leitor das mudanças necessárias para uma adaptação longe do brasil, desde o entregar-se a mudança das estações e mostra que migrar é movimento de corpo, mas principalmente de alma, de olhar sobre o mundo e sobre a própria terra brasilis. experiência real, íntima, cheia de desafios e curiosidades sobre morar no velho continente e sentir-se cada vez mais apaixonada pela amazônia, num fenômeno curioso de reapropriação e reaproximação da terra natal imaginada.
☆ tocantins | tággidi mar ribeiro


o livro da tággidi me marcou MUITO quando li. ele que abriu portas para a pesquisa que temos aqui hoje. (@taggidi)
sinopse
o sonho do tempo é seu primeiro livro, ele é repleto de poesias sobre o tempo, a vida e ser mulher. você pode ler alguns dos poemas aqui.
☆ tocantins | cristina sandri


a cristina apareceu para mim como indicação no meu kindle por eu ter o unlimited! os poemas são delicadíssimos e também ilustrados. (@cristinasandri.autora)
sinopse
um sentimento incessante, inconsolável, infinito e insuportável me consome de quando em quando, me arranhando toda por dentro. muitas vezes essa sensação de que tudo é terrível me dissolve em lágrimas, como é de se esperar. outras vezes, o alívio me avisa que só virá acompanhado de palavras escritas em papel. então eu escrevo.
☆ amapá | júnia paixão


a júnia além desse livro tem o caderno de anotar motivos disponível no kindle unlimited! (@junia_paixao)
recomendação
seja junto ao piano ou no quartinho dos fundos, investiga os cantos da história, numa tentativa de resgatar cada detalhe das mulheres que por nós passaram. diante do impossível, ela vai atrás dos rastros. e os encontra impregnados nas paredes, na janela do décimo sétimo andar ou entre as louças do almoço. apegando-se aos sinais, nas páginas vazias do álbum amarelado, a poesia melancólica e sensível de júnia conclui: a vida nunca mais foi a mesma. — carla guerson
☆ acre | roberta marisa


pensa numa ARTISTA com maiúscula mesmo? a roberta é completa. os livros dela são verdadeiro aconchego. (@robertamarisa)
sinopse
"dois sóis" é um livro de poesia que mergulha no imaginário amazônico e nas memórias dos quintais à beira do rio. com uma escrita sensível e ilustrações autorais, roberta marisa tece palavras que fluem como as águas, revelando paisagens da alma e da floresta. uma obra para quem busca a poesia brasileira com identidade amazônica.
☆ rondônia | patrícia torres


nascida em rondônia, porém mora em mato grosso, a patrícia foi revelação esse ano! o livro dela foi recém lançado. (@torrespatriciar)
sinopse
obscena liberdade marca o início de uma nova jornada, onde palavras substituem laudos e pareceres, e os versos expressam aquilo que a ciência, muitas vezes, não consegue explicar.
☆ rondônia | trudruá dorrico


ela é O EVENTO! acompanhar nas redes sociais é sempre uma emoção pelas viagens e eventos que ela traz. ela também é administradora do leiamulheresindigenas que sempre tá com coisa nova pra conhecer. (@trudruadorrico)
recomendação
julie dorrico fez o caminho de esvaziar-se para ser preenchida pela memória e pelo pertencimento. [...] ela nos presenteia com um mergulho em suas memórias ancestrais e contemporâneas para nos ajudar a criar coragem de trilharmos o mesmo caminho, aceitarmos o que há de originário em cada um nós e fazermos o caminho de volta, da aceitação, do desprendimento, da ancestralidade. — daniel munduruku.
☆ pará | monique malcher


a grande diva!!! ela tá com livro para lançar esse ano (o dengola, pela companhia das letras) e um relançamento de flor de gume. é maravilhoso acompanhar ela no instagram, tem sempre um curso, uma música, um zine pra mostrar. eu admiro ela mais que tudo. (@moniquemalcher)
recomendação
monique malcher escreve o crescimento das mulheres resistentes. desenha linhas de vidas que, sabemos, muitas vezes quase foram interrompidas; mas abre suas mãos e nos mostra uma transformação: a flor corajosa que se defende, reage, ataca. — jarid arraes
espero que você tenha gostado dessa news bem recheada! se você tiver uma escritora viva para me indicar, me mande nos comentários.
nos vemos em breve!
Ahh! Que seleção mais bonita e que honra estar nela. ♥️✨🙌🏼 Parabéns pelo trabalho.